7.9.10

RESPOSTA DA PRIMEIRA ENQUENTE - Qual o primeiro cineclube brasileiro?

É com a fundação do Chaplin Club, em 13 de junho de 1928, que convencionamos estabelecer o nascimento do cineclubismo brasileiro.

O Chaplin Club foi o que primeiro que constituiu estatutos e manteve uma atividade sistemática e coerente. Sua influência na formação da cultura cinematográfica no Brasil é fundamental. O Chaplin Club publicou a revista O Fã – 9 números, em cerca de dois anos – e que, junto com a programação do cineclube, promoveu uma intensa discussão estética sobre o cinema, centrada nos grandes temas que se tratavam há alguns anos na Europa: a fotogenia, a montagem, etc. Além de promover a exibição de uma filmografia internacional importantíssima na formação da cultura cinematográfica nativa, foi principalmente no ambiente intelectual do cineclube que foi gerado Limite, que ali foi exibido em 1931. Mário Peixoto era muito próximo de Otávio de Faria e freqüentador assíduo do cineclube.

Mais uma vez, foi do grupo fomentador do Chaplin Club (Plínio Sussekind Rocha, Otávio de Faria, Almir Castro, Cláudio Mello e outros) que inúmeras influências vieram a se fazer sentir no cinema brasileiro.

PARTICIPEM DA NOSSA PRÓXIMA ENQUETE!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário