24.9.10

Irin Ajo-Idan e Cineforum

 Programação



SID SEMENTINHA (6’30”)– Ciente de seu compromisso com a preservação ambiental o Sindicato das Industrias Metalurgicas, Mecânicas e de Material Eletrico de Caxias do Sul, através de sua Comissão de Meio Ambiente, lança este importante trabalho voltado para crianças que têm como objetivo servir para uma reflexão social a respeito da necessidade de se preservar o Meio Ambiente e garantir um futuro melhor às próximas gerações. O vídeo apresenta o personagem Sid Sementinha, protagonista deste vídeo, que dá dicas de como preservar o Meio Ambiente no dia-a-dia. O vídeo foi produzido especialmente para um público infantil de 3 a 10 anos e trata situações cotidianas da relação das crianças como sua família, cidade e escola, sempre mostrando exemplos de ação sem prejudicar o Meio Ambiente.

MUTUM ATÉ DEBAIXO D’ÁGUA  (14’25”) – A construção de uma barragem, jovens empunhavam câmeras e realizam um filme antes do alagamento: viram os olhos pra seu próprio universo em busca de patrimônios perdidos, histórias escondidas e expectativas do futuro de uma cidade que em breve estará submersa.

O ASSOBIADOR  (13’59”) – Diante do maior empreendimento do Estado do Ceará, o povo Anacê resgata sua história, fortalece suas raízes e enfrenta preconceitos na defesa de sua identidade, de seu território, de sua fauna e flora e de seus encantados. Pisa no chão com força e com fé. Índio guerreiro é o índio Anacé.

MÃE TERRA (15’11”) – A cultura Tapeba enfrenta há quinhentos anos formas compulsórias de contato com a civilização e suas políticas camufladas de escravização e etnocídio. Quas os desafios que o conhecimento tradicional tem diante de valores atuais? A força do toré, das ervas medicinais e das rezas pode ser a resposta.
Exibição 05/10/10
NÃO MANGUE DE MIM (19’13”) - Narra a história da intricada relação do homem e orixás com o manguezal, berçário da vida marinha e substrato de cosmologias afro-brasileiras. Da lama do mangue, Nanã molda diversas formas de vida; das águas do rio brota a bela Oxum e no encontro com o mar, reina majestosa Iemanjá. Em terra firme, moradores das regiões ribeirinhas celebram São Benedito com o Samba de roda e festejam um novo casal com o embarreiro, ritual coletivo de enguimento de casas de taipa, regado a muita feijoada, cachaça e cantoria. Mas as terras férteis e abundantes dos manguezais de Caravelas estão sendo visitadas por inescrupulosos que ai pretendem erguer uma grande indústria. Os moradores, ajudados pelo caipora e outros entes invisíveis, resolvem se erguer e dizer não. Não Mangue de Mim revela a um só tempo toda a força e delicadeza dos laços que unem as pessoas entre si, em defesa de seu modo de vida, e o poder ou axé que essas lutas ganham quando abençoadas pelos seus orixás. Este filme é mais uma produção de video independente ligado ao Cine Mais Caravelas, no extremo sul baiano.     

HISTÓRIAS E “CAUSOS” DA BEIRA DO RIO (7”) Durante quase trezentos anos, o Rio das Velhas foi a principal estrada de Minas Gerais. A transmissão das lendas e das culturas antigas se realizam às margens dos rios. Sua transmissão permanece até hoje por meio da história oral, passada de geração a geração.

EXPEDIÇÃO DAS VELHAS  (12)  - Conhecer a realidade de um rio de seu melhor ângulo: o de dentro. Essa foi a proposta da Expedição Manuelzão, descer o Rio das Velhas, realizada pelo Projeto Manuelzão em 2003. Três navegadores percorreram de caiaque todo o curso do rio, em seus 804 quilômetros, indo da nascente, na Cachoeira das Andorinhas, em Ouro Preto, até a foz, no São Francisco, em Barra do Guaicui. Paralelamente à descida, foram realizadas caminhadas, palestras e apresentações culturais, como teatro e música, nas cidades. Cerca de 70 mil pessoas tiveram contato direto com a Expedição, em saudações nas margens dos rios, pontes e nos eventos organizados pelas escolas, Núcleos Manuelzão locais e prefeituras.
                        
PERIGOS NO CAMINHO DAS TARTARUGAS  (8’33”) – O desenho animado é um roteiro da publicação Almanaque Clubinho da Tartaruga . Incentiva a participação infantil para as questões ambientais a partir das tartarugas.

Exibição 19/10/10
ATÉ QUANDO  (3’46”) – Um homem acorda, de repente, e percebe que o planeta está morrendo. Quanto tempo ainda resta?

DAS MARGENS DA HISTÓRIA ÀS MARGENS DO PURUS ... (22’) – A Reserva Extrativista Arapixi é uma unidade de Conservação, criada através de Decreto Presidencial s/n do dia 21/06/06, no município da Boca do Acre, Estado do Amazonas. Com uma área aproximadamente de 134 mil há., residem na região cerca de 150 famílias às margens do Rio Purus e seus lagos de várzea. Esta população tem em seu cotidiano um rico conhecimento da relação com a natureza, a esperança de que esse conhecimento seja o ponto de partida para o acesso aos seus direitos e muitas histórias para contar ...


RESISTIR E SABER CUIDAR (35’) – O MST congrega atualmente mais de 300 mil famílias em 23 estados do Brasil. Experiências agroecológicas ricas e diversificadas vem sendo desenvolvidas nos assentamentos de reforma agrária. Com muito trabalho, sabedoria, organização e luta, o povo vem demonstrando que uma nova agricultura é possível, promovendo a soberania alimentar e valorizando as culturas populares, em contraposição ao modelo hegemônico no Brasil, baseado no latifúndio e na exploração predatória da natureza e dos seres humanos. Este vídeo mostra algumas dessas agroecológias. São sementes de esperança, inspiram nosso povo a construir o futuro de suas comunidades e do país com dignidade.
 Exibição 26/10/10
SAINDO DA LIXEIRA A ALMA AMBIENTAL (46”02””) – Conjunto José Bonifácio, Itaquera, Zona Leste de São Paulo. Em meio à crise financeira mundial, o vídeo documenta o dia-a-dia da catação e coleta de resíduos, trazendo à tona o olhar, os desafios e os sentimentos das pessoas que vivem da reciclagem. Abordando a complexa problemática do lixo em São Paulo, o vídeo tem como pano de fundo a ação artística e educativa do Grupo Alma Ambiental, formado por jovens do bairro que agem para sensibilizar e mobilizar a população, incentivando a autonomia a partir de uma nova consciência.

COPOS  (2”36”) – O vídeo mostra um diálogo entre um copo descartável e um copo plástico, onde são contados os benefícios e malefícios de cada personagem dando ênfase ao desperdício do copo descartável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário